Histórico
A partir de uma demanda gerada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), grupo de pesquisa da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), foi convidado para desenvolver a plataforma utilizada para a Consulta Pública sobre a minuta da Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e ao Longo da Vida (PNEE). O NEES desenvolveu e entregou à comunidade uma plataforma para coleta de dados com foco especial na acessibilidade. A plataforma de Consulta Pública apresenta em Libras a minuta da íntegra da PNEE com tradução total de seu objeto e dos tópicos passíves de receber contribuições.
O contrato com a SECADI é detalhado no Termo de Execução Descentralizado (TED) de número 7482, sob coordenação do Prof. Dr. Leonardo Brandão Marques, como define a Portaria 95, de 13 de agosto de 2018, e retificado na Portaria 102 de 10 de setembro de 2018 pela Pró-Reitoria de Gestão Institucional da UFAL.
Universidade Federal de Alagoas
Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais - NEES
Equipe
Prof. Dr. Leonardo Brandão Marques - Coordenação Geral
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Formação: Psicólogo (UFBA), Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA), Doutor em Psicologia (UFSCar) com período sanduíche em University of Massachusetts Medical School (Orientador: William McIlvane) e pós-doutorado no Laboratório de Computação Aplicada à Educação (ICMC-USP). Tem experiência na área de Psicologia e sua interface com a Computação e a Educação. Pesquisa em temáticas da educação, processos de aprendizagem, aprendizagem da leitura e computação no Ensino de Leitura e Educação Especial.
Prof. Dr. Ranilson Oscar Araújo Paiva - Coordenação Técnica
Universidade Federal de Alagoas
Instituto de Computação
Graduado em Sistemas de Informação pela Faculdade de Alagoas (2008), especialista em Desenvolvimento de Aplicações Web pelo Centro de Ensino Superior de Maceió (2011), mestre em Modelagem Computacional do Conhecimento, pela Universidade Federal de Alagoas (2013) e Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2017). Desenvolve pesquisas com foco em Mineração de Dados Educacionais, Learning e Data Analytics, Visualização de Dados, Sistemas de Recomendação e Ferramentas de Autoria, para a área de Informática na Educação. Professor do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas e Membro pesquisador do Núcleo de Excelência em Tecnologia Sociais - NEES da Universidade Federal de Alagoas.
Prof. Dr. Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho - Coordenação de Pesquisa
Universidade Federal de Alagoas
Faculdade de Medicina
Doutor em Psicologia Social (2009) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foi consultor UNESCO (2015) para avaliação da formação de alfabetizadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Consultor CESPE/UnB - Cebraspe - para desenvolvimento e construção de instrumento psicométrico para avaliação psicológica. Consultor Copeve/UFAL para desenvolvimento e manutenção de Banco de Itens em avaliações educacionais e seleções. Foi parecerista do SATEPSI - Sistema de Avaliação de Teste Psicológicos do Conselho Federal de Psicologia de 2012 até 2016. Os interesses e atividades de pesquisa concentram-se na área da Psicometria: Construção e adaptação de instrumentos psicométricos com base na Teoria Clássica dos Testes e na Teoria de Resposta ao Item; fundamentos e medidas da psicometria; construção e validade de testes, escalas e outras medidas psicométricas; técnicas de processamento estatístico, matemático e computacional em saúde e educação
Zayra Barbosa- Apoio Adminstrativo
Universidade Federal de Alagoas
Departamento Pessoal
Graduada em Administração de Empresas.
Agradecimentos
Prof. Dr. Felipe Venâncio Barbosa - Coordenação de Libras
Universidade de São Paulo
Departamento de Lingüística
Possui graduação em Fonoaudiologia (2001) e doutorado em Ciências da Reabilitação Humana (2007) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor doutor do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Possui atuação voltada à surdez e à Língua de Sinais Brasileira, com ênfase nos estudos da descrição e produção atípica das línguas de sinais. Atua principalmente nos seguintes temas: surdez, língua de sinais, linguagem, cognição, distúrbios de linguagem em lingua de sinais.