Ir para o conteúdo principal da página [Alt + 1]

Política Nacional de Educação Especial

EQUITATIVA, INCLUSIVA E AO LONGO DA VIDA

Histórico

A partir de uma demanda gerada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), grupo de pesquisa da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), foi convidado para desenvolver a plataforma utilizada para a Consulta Pública sobre a minuta da Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e ao Longo da Vida (PNEE). O NEES desenvolveu e entregou à comunidade uma plataforma para coleta de dados com foco especial na acessibilidade. A plataforma de Consulta Pública apresenta em Libras a minuta da íntegra da PNEE com tradução total de seu objeto e dos tópicos passíves de receber contribuições.

O contrato com a SECADI é detalhado no Termo de Execução Descentralizado (TED) de número 7482, sob coordenação do Prof. Dr. Leonardo Brandão Marques, como define a Portaria 95, de 13 de agosto de 2018, e retificado na Portaria 102 de 10 de setembro de 2018 pela Pró-Reitoria de Gestão Institucional da UFAL.

Universidade Federal de Alagoas

Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais - NEES

Equipe

Prof. Dr. Leonardo Brandão Marques - Coordenação Geral Logotipo Currículo Lattes

Universidade Federal de Alagoas

Centro de Educação

Formação: Psicólogo (UFBA), Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA), Doutor em Psicologia (UFSCar) com período sanduíche em University of Massachusetts Medical School (Orientador: William McIlvane) e pós-doutorado no Laboratório de Computação Aplicada à Educação (ICMC-USP). Tem experiência na área de Psicologia e sua interface com a Computação e a Educação. Pesquisa em temáticas da educação, processos de aprendizagem, aprendizagem da leitura e computação no Ensino de Leitura e Educação Especial.

Prof. Dr. Ranilson Oscar Araújo Paiva - Coordenação Técnica Logotipo Currículo Lattes

Universidade Federal de Alagoas

Instituto de Computação

Graduado em Sistemas de Informação pela Faculdade de Alagoas (2008), especialista em Desenvolvimento de Aplicações Web pelo Centro de Ensino Superior de Maceió (2011), mestre em Modelagem Computacional do Conhecimento, pela Universidade Federal de Alagoas (2013) e Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2017). Desenvolve pesquisas com foco em Mineração de Dados Educacionais, Learning e Data Analytics, Visualização de Dados, Sistemas de Recomendação e Ferramentas de Autoria, para a área de Informática na Educação. Professor do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas e Membro pesquisador do Núcleo de Excelência em Tecnologia Sociais - NEES da Universidade Federal de Alagoas.

Prof. Dr. Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho - Coordenação de Pesquisa Logotipo Currículo Lattes

Universidade Federal de Alagoas

Faculdade de Medicina

Doutor em Psicologia Social (2009) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foi consultor UNESCO (2015) para avaliação da formação de alfabetizadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Consultor CESPE/UnB - Cebraspe - para desenvolvimento e construção de instrumento psicométrico para avaliação psicológica. Consultor Copeve/UFAL para desenvolvimento e manutenção de Banco de Itens em avaliações educacionais e seleções. Foi parecerista do SATEPSI - Sistema de Avaliação de Teste Psicológicos do Conselho Federal de Psicologia de 2012 até 2016. Os interesses e atividades de pesquisa concentram-se na área da Psicometria: Construção e adaptação de instrumentos psicométricos com base na Teoria Clássica dos Testes e na Teoria de Resposta ao Item; fundamentos e medidas da psicometria; construção e validade de testes, escalas e outras medidas psicométricas; técnicas de processamento estatístico, matemático e computacional em saúde e educação

Zayra Barbosa- Apoio Adminstrativo Logotipo Currículo Lattes

Universidade Federal de Alagoas

Departamento Pessoal

Graduada em Administração de Empresas.


Agradecimentos

Prof. Dr. Felipe Venâncio Barbosa - Coordenação de Libras Logotipo Currículo Lattes

Universidade de São Paulo

Departamento de Lingüística

Possui graduação em Fonoaudiologia (2001) e doutorado em Ciências da Reabilitação Humana (2007) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor doutor do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Possui atuação voltada à surdez e à Língua de Sinais Brasileira, com ênfase nos estudos da descrição e produção atípica das línguas de sinais. Atua principalmente nos seguintes temas: surdez, língua de sinais, linguagem, cognição, distúrbios de linguagem em lingua de sinais.